7 filmes sobre empreendedorismo: lições para se inspirar, motivar e surpreender

Por Redação Azulis

Precisando de um incentivo para o seu negócio? Então confira a nossa lista com filmes sobre empreendedorismo para iluminar as ideias a respeito da sua empresa e da sua gestão.

Precisando de inspiração em tempos de crise para os negócios? Confira essa lista de 7 filmes sobre empreendedorismo, com histórias de superação, criatividade e perspicácia que podem clarear as suas ideias ou, pelo menos, motivar para os próximos passos.

Algumas dessas narrativas são baseadas em histórias reais. Outras, são pura ficção. De qualquer modo, cada filme pode trazer uma lição e até mudar a maneira que você enxerga ou administra o seu negócio. Vamos lá? 

7 filmes sobre empreendedorismos para você se inspirar

A Vida e a História de Madam C.J. Walker

Tudo bem que estamos elencando aqui filmes sobre empreendedorismo e “A Vida e a História de Madam C.J. Walker” é, na realidade, uma minissérie. 

Mas, convenhamos: a 1 temporada é tão curta e envolvente que você vai terminá-la rapidamente. E, ao final, vai ser bem difícil não se impressionar com esta história baseada em uma história real. Nele vemos que que a força de vontade e a determinação fizeram com que essa empreendedora entrasse para o Livro dos Recordes como a primeira mulher negra da história dos Estados Unidos a ficar milionária com o seu próprio esforço. Incrível, não é mesmo? 

Batizada com o nome de Sarah Breedlove, Madam nasceu em 1867. Ela era filha de escravos e teve que superar muitos obstáculos antes da fortuna, como a pobreza e os casamentos que não deram certo. 

Com sua visão empreendedora e a partir da venda de porta em porta de um elixir para os cabelos, Sarah conseguiu criar seu próprio produto. A partir daí, expandiu as vendas para salões de beleza e fundou uma fábrica com uma linha própria. 

Tudo isso em uma época em que o espaço para mulheres era basicamente limitado aos serviços domésticos. De fato, uma inspiração. 

Quer ver o trailer? Confira  aqui:  https://www.youtube.com/watch?v=PxIAdqHbloM.

À Procura da Felicidade 

O drama vivido por Will Smith no longa “À Procura da Felicidade” não é novo. Porém,  sensibilizar os espectadores mesmo depois de 10 anos de seu lançamento. 

Quem não se lembra de Chris Gardner carregando aquela máquina portátil de raio-x na mão, batendo de porta em porta e levando muitos “nãos”? 

Tudo parecia não ter mais saída para Chris e seu filho. Quando pareciam estarem  condenados a viver na ruas, ele encontra uma força fora do comum para voltar a estudar e a trabalhar como estagiário. 

Baseada em uma história real, o final dessa história termina com Chris se tornando um milionário corretor da bolsa de valores. E isso nos faz refletir sobre a capacidade de algumas pessoas em persistir e lutar, mesmo em condições tão adversas. Um filme sobre empreendedorismo com um incentivo e tanto, não é mesmo?

Quer ver o trailer? Confira  aqui: https://www.youtube.com/watch?v=6yc069E1gfc

O Guia com os melhores cursos para empreendedores!

Baixe e confira quais são! Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

Fome de poder 

O longa conta a história do McDonald’s, o que por si já é uma grande lição para qualquer empreendedor. 

Mas o destaque fica por conta do personagem Ray. Ele é  um ambicioso vendedor que vê no progresso da pequena lanchonete dos irmãos Richard e Maurice McDonald uma oportunidade única de transformar a marca em um império. 

Após se associar ao negócio, Ray foi o responsável pelo crescimento exponencial da pequena lanchonete de Illinois. 

A lição que podemos tirar desse filme é que, para fazer o seu negócio crescer, é preciso ter coragem, persistência e estar preparado para alguns sacrifícios ao longo do caminho. Não tem jeito: são as dores e delícias de quem quer empreender. 

Baseado na verdadeira história da ascensão do McDonald’s.  

Quer ver o trailer? Confira  aqui: https://www.youtube.com/watch?v=8LvMLEZZGZs&t=15s

Walt Antes do Mickey 

Sim, o filme é baseado na biografia do próprio Walt Disney, o que já o torna interessante pela magnitude em que se transformou a marca e os negócios Disney. 

O longa traz uma boa dose dramática, começando pela infância de Walt Disney e passando pelos desvios ao longo da vida. Mas desenhar era a sua paixão e Walt Disney tinha um sonho. 

A persistência era talvez a característica mais preponderante deste homem. Depois de abrir a sua primeira produtora, que não deu nada certo, ele viu o seu negócio ruir em dívidas e golpes de empresários. 

A situação ficou tão crítica que ele precisou comer restos de uma lixeira. Pois, bem: nesse ponto, é justificável que qualquer empreendedor no mínimo engavete o seu sonho e procure outro emprego. Mas não Walt Disney. 

Foi justamente aí que ele se muda para Hollywood e, junto de seu irmão e um amigo — que tinham o mesmo sonho — fundaram a Disney Brothers e, posteriormente, a Walt Disney.

Nem tudo são flores no caminho de quem quer empreender. A grande lição neste filme sobre empreendedorismo é a persistência de uma pessoa  sob a perspectiva do fracasso. E também fala sobre como pessoas que sonham o mesmo sonho que você, como o irmão e o amigo de Walt, podem ser essenciais para manter o negócio de pé. 

Quer ver o trailer? Confira  aqui: https://www.youtube.com/watch?v=MaOZiu-hnTM

Jobs

Nesse longa estrelado por Ashton Kutcher, a história se desenrola com Jobs não conseguindo trabalhar para outras pessoas. 

De temperamento difícil e perfeccionista, o cofundador da Apple é persistente: nem mesmo o ambiente precário e a falta de clientes para adquirir os seus produtos o faz esmorecer. 

Pitadas de sua vida pessoal ,também aparecem no filme, como o problema relacionado à paternidade que ele não quis assumir. Isso mostra que até mesmo gênios como Steve Jobs podem falhar, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Tanto é que Jobs foi expulso de sua própria empresa, já que a falta de capacidade de trabalhar em equipe e o egoísmo do personagem eram outros pontos extremamente delicados em suas relações. 

Apesar de tudo, é fato que a Apple se tornou a gigante que é pela genialidade de Jobs. Mas não apenas ela, é preciso de outras características fundamentais para qualquer empreendedor, e que Jobs  tinha em sua essência: era inovador, criativo e perseverante. 

Quer ver o trailer? Confira aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Vw9E_VATe-k&feature=youtu.be

Coco, antes de Chanel 

Outro filme baseado em uma história real que precisava constar por aqui: “Coco, antes de Chanel”. O motivo? Se estamos falando de filmes sobre empreendedorismo, essa história precisa fazer parte da lista. Veja o porquê. 

Enxergando uma oportunidade onde ninguém mais viu, seja por sua personalidade forte ou por sua visão de negócio, Coco se dedicou a um estilo em que mulher nenhuma (pelo menos até onde sabemos) teve a ousadia de apostar. 

O fato é que, no filme, podemos notar duas características marcantes em Coco, imprescindíveis para todo aquele que deseja empreender:  inovação e persistência. 

Quer ver o trailer? Confira aqui: 

https://www.youtube.com/watch?v=ctgyhLwoQ5c#action=share

O menino que descobriu o vento 

Para fechar a nossa lista, “O Menino que Descobriu o Vento”. Essa história, baseada em  uma história real. E, diferentenmente da maioria das citadas acima, não vai trazer desfechos com impérios formados, fama e fortuna incalculável. 

O longa é baseado no livro autobiográfico de William Kamkwamba. Ele nos conta a história de um garoto africano, que vivia em um povoado pobre no Malaui. 

Em 2001, uma seca assolou a região e deixou a comunidade na miséria. Muitos morreram de fome.  William e sua família passaram a se alimentar apenas uma vez ao dia.

É na escola que Kamkwamba enxerga a oportunidade de mudar de vida, mas seus pais não têm dinheiro para pagar a mensalidade. Assim, o garoto decide aprender sozinho, estudando com livros sobre energia eólica e engenharia em uma biblioteca. 

Desobedecendo o próprio pai, Kamkwamba desmonta algumas partes da bicicleta da família e constrói um sistema de moinho e bombeamento, levando água e transformando o cenário agrícola para toda a sua comunidade. 

Todo esse enredo  poderia ser uma produção hollywoodiana, não é mesmo? 

Mas a história é verdadeira, e a lição que podemos tirar dela, enquanto empreendedores, é a importância da educação como agente transformador no seu negócio. Por isso, aposte sempre no seu aperfeiçoamento, assim como de seus funcionários. 

Inovação, perseverança e superação são os adjetivos são características essenciais para empreender, principalmente em momentos de crise, como estes que estamos vivendo atualmente. 

Quer ver o trailer? Confira aqui: 

https://www.youtube.com/watch?v=OBprnlpM744&feature=youtu.be

Gostou da nossa lista de sugestões com filmes sobre empreendedorismo? Então aproveite para conferir nossos conteúdos feitos exclusivamente para você, empreendedor que aprende na prática como cuidar do próprio negócio. 

[contact-form-7 id="40318" title="Informações úteis"]
Agradecemos pelo seu feedback!