Fatura de conta digital: entenda como funciona a emissão de boletos

Por Redação Azulis

Pode parecer simples, mas é a dúvida de muitas pessoas: como funciona a fatura da conta digital? Acompanhe nosso artigo e tire todas as suas dúvidas.

Fatura de conta digital

As contas digitais simplificaram bastante a maneira como os clientes Pessoa Física e Pessoa Jurídica lidam com os bancos. Operadas inteiramente por aplicativos e via internet, essas contas removem boa parte da burocracia comum nas instituições bancárias tradicionais, como também muitos dos custos associados às transações.

Entre as múltiplas facilidades oferecidas pelas contas digitais, está a fatura de conta digital. A fatura de conta digital é um documento gerado pelo cliente. Pagar esse boleto confirma, para a instituição financeira, o depósito de um valor. 

O pagamento pode ser feito em outras instituições bancárias, presencialmente nas casas lotéricas ou a partir de uma segunda conta digital. Essa funcionalidade é especialmente útil para quem opera uma conta PJ.

As faturas de conta digital podem funcionar como ferramentas de cobrança para receber de clientes e parceiros. Veja, no artigo de hoje, todos os benefícios da fatura digital e como gerar uma nos principais bancos digitais do país.

SAIBA+AZULIS: Confira dicas para escolher a melhor conta digital para você

Entenda como funciona a fatura digital

A fatura digital é uma maneira de depositar dinheiro na sua conta sem precisar fazer uma transferência. Ela também funciona como uma ferramenta de cobrança, podendo ser emitida para que os seus clientes e parceiros façam depósitos diretos na sua conta, como se estivessem pagando um boleto normal.

Há muitas vantagens em emitir uma fatura de conta digital, dentre as quais:

  • A simplicidade na emissão de cobranças: faturas podem ser criadas com alguns cliques no app do seu banco digital;
  • Custo-benefício: softwares que emitem cobrança por boleto têm um custo para a empresa, mas como a fatura digital é parte das funcionalidades da sua conta, ela costuma ser gratuita; e
  • Simplificação dos processos de negócio: as cobranças feitas por boleto caem diretamente na sua conta e tem prazo de execução (a data de vencimento do documento). 

Como emitir a fatura de conta digital?

Há muitas contas digitais disponíveis no mercado e, dependendo do tipo de serviço que você busca, uma delas é a melhor para você. Independentemente disso, todas oferecem a funcionalidade de depósito por boleto. 

Veja, nos tópicos abaixo, como emitir a fatura digital em cada um dos principais bancos online do Brasil.

Nubank

Acessando o app do NuBank, o cliente tem a opção para fazer a emissão de fatura de conta digital. Basta seguir estes passos:

  • Clique na tela NuConta do seu app ou no botão “Depositar”, que aparece na barra inferior do aplicativo;
  • Escolha “Depositar por boleto”;
  • Defina o valor do seu boleto, que deve ser sempre maior que R$20,00;
  • Pronto! Agora, basta fazer o pagamento e aguardar para que os valores sejam creditados na sua NuConta.

Sofisa Direto

Clientes do Sofisa Direto também podem emitir fatura de conta digital para depósito por boleto. O processo é fácil, e você entende como fazê-lo nos tópicos abaixo:

  • Clique na opção “Depósitos” do seu aplicativo;
  • Em seguida, escolha “Depósito por boleto”;
  • Defina o valor do seu boleto a ser pago. A Sofisa limita as transações para boletos de no mínimo R$30,00;
  • Escolha a data de vencimento do seu boleto;
  • Salve o arquivo e faça o pagamento dele em qualquer banco;
  • Pronto! O tempo para creditar os valores após o pagamento é de até 2 dias úteis.

Banco Original

Fazer depósitos por fatura de conta digital no banco Original é um procedimento simples. Tenha o seu aplicativo em mãos e siga o passo a passo:

  • Clique na aba “Depósitos”;
  • Escolha a opção “Em dinheiro”;
  • Preencha o valor do seu boleto e os dados do vencimento;
  • Pronto! Assim que o boleto for pago, ele tem até 1 dia útil para ser creditado na sua conta Original.

Banco Inter

Gerar um boleto com a sua conta digital do Inter é muito fácil. Siga estes passos:

  • Clique no menu “Depósito por boleto”;
  • Leia os termos de uso e faça a sua autenticação por token, clicando em “Aceitar” e “Prosseguir”;
  • Digite o valor do boleto que deseja emitir e escolha a data de vencimento;
  • Clique em “Gerar boleto”;
  • Pronto! O boleto emitido será enviado em alguns minutos para o e-mail cadastrado na sua conta digital.

Agibank

O Agibank também oferece a opção de fazer depósitos na conta por boleto. Para utilizá-la:

  • Clique em “Adicionar dinheiro”;
  • Vá até a seção “Boleto bancário”;
  • Clique em “Gerar boleto”;
  • Escolha o valor do boleto bancário e clique novamente em “Gerar boleto”;
  • Pronto! Agora, basta copiar a linha digitável do documento ou compartilhar o PDF por e-mail, WhatsApp ou SMS.

SAIBA+AZULIS: Conta digital PJ: como abrir e quais as melhores

Emissão de boleto para depósitos facilita os procedimentos

Os boletos e faturas digitais são gerados no valor escolhido pelo cliente, e simplificam o processo de cobrança de valores e o depósito em conta. O recurso traz muitas facilidades, como:

Facilidade para depositar dinheiro

A fatura digital faz com que o depósito de dinheiro seja tão simples quanto o pagamento de uma conta. Em vez de ter que visitar a instituição financeira para fazer um depósito, basta pagar em qualquer estabelecimento que aceite boletos o valor discriminado.

Como muitos bancos digitais não possuem agências próprias, o uso da fatura de conta digital para fazer depósitos é a maneira mais cômoda de colocar dinheiro na sua conta.

Rapidez na geração de cobranças

Uma conta digital para a sua empresa traz vários benefícios. Dentre eles, a facilidade na geração de cobranças. Utilizando a ferramenta de fatura de conta digital do seu banco, você consegue gerar boletos que são depositados automaticamente na sua conta. 

O cliente também tem mais comodidade, não precisando pagar nenhum tipo de taxa para transferir o valor, como teria que fazer com um DOC ou TED.

Mais organização financeira 

Outro benefício da fatura de conta digital está na organização financeira. A emissão de boletos para cobrança facilita o acompanhamento de depósitos feitos na conta do seu negócio, o que leva a mais controle e organização.

Fique atento às regras do seu banco na hora de gerar a fatura de conta digital. Confira previamente se ele limita os números de boleto e valores mínimos para emissão, e verifique se há a cobrança de taxas após superar o limite. Assim, você conseguirá aproveitar essa funcionalidade ao máximo, sem ter que se preocupar com cobranças surpresa.

Gostou de conhecer a fatura de conta digital? Quer continuar por dentro dos recursos que vão ajudar o seu negócio a se destacar? Assine a newsletter e receba todas as atualizações do site da Azulis no seu e-mail!

[contact-form-7 id="40318" title="Informações úteis"]
Agradecemos pelo seu feedback!