Equipe de vendas: saiba como montar seu dream team

Por Redação Azulis

Quer saber como montar um time de vendas perfeito? Confira as dicas práticas que preparamos para você.

melhor-Equipe-de-vendas

A formação de uma ótima equipe de vendas é crucial para o sucesso do empreendimento, pois ela determinará os resultados comerciais da empresa. Quanto melhor a equipe, maior a possibilidade de superar as metas de vendas e otimizar o faturamento do exercício.

No entanto, não é tão fácil formar ótimas equipes — chamadas dream team, isto é, times dos sonhos. É necessário reforçar todo o processo de recrutamento e seleção, assim como o processo de construção de equipes e desenvolvimento das competências dos profissionais.

Nos tópicos seguintes, explicamos como formar uma ótima equipe de vendas e garantir a melhora dos resultados comerciais da empresa.

Reforce o recrutamento e seleção (r&s) de talentos

O processo de formação do dream team começa ainda no R&S, quando a empresa tem um primeiro contato com seus futuros empregados. Quando o R&S é bem estruturado, fica mais fácil garantir a contratação dos talentos certos — e, portanto, formar boas equipes.

Então, comece melhorando a etapa de recrutamento, que funciona como uma espécie de busca por talentos. Divulgue a vaga aberta por meio de canais digitais, como redes sociais e páginas de carreira, e faça um anúncio de vaga claro, atraente e completo.

Depois, invista na seleção. Essa segunda etapa funciona como um funil, garantindo que só os melhores candidatos passem para as próximas etapas. Conte com dinâmicas, entrevistas e testes de perfil comportamental para identificar e, depois, contratar a pessoa certa.

Atente-se ao chamado fit cultural

O termo fit cultural é comum ao RH. Refere-se a um tipo de alinhamento entre os valores do profissional e da organização. Quando esse alinhamento existe, é comum que o trabalho seja fluido, gerando sinergia entre os membros do time e vantagem competitiva ao negócio.

Portanto, é imprescindível que se investigue o alinhamento de valores entre o profissional e a companhia, avaliando se existe algum encaixe. Caso contrário, correrá o risco de contratar um talento sem aderência à empresa e ao time de trabalho, que logo deixará a organização.

Há muitas técnicas para avaliar o fit cultural. Uma das mais usadas é aplicar testes de perfil comportamental. Outra opção é envolver o superior imediato da equipe na etapa de recrutamento, pois é muito comum que o líder tenha um feeling mais claro do alinhamento.

Invista em técnicas de team building

As duas primeiras dicas concentram-se no seguinte ponto: contratar as pessoas certas. Mas isso não é suficiente. É preciso que os profissionais recém-contratados e aqueles mais antigos sintam-se parte de um time. Para tanto, é interessante contar com o team building.

Em tradução livre, team building refere-se ao processo de construção de equipes. Consiste em um conjunto de práticas capazes de dar “asas” ao espírito de equipe, fazendo com que os talentos se sintam mais próximos e conheçam-se mais profundamente.

SAIBA+AZULIS: Passo a passo: como montar um treinamento de vendas eficaz

Muitas atividades ajudam na construção de equipes. A prática de dinâmicas ao ar livre é um bom exemplo. Também é possível contar com esportes radicais, por exemplo, canoagem e arborismo. O mais importante é investir em atividades que gerem proximidade.

Determine um objetivo comum e desafiador

Imagine um bando com 25 ou 30 pássaros voando em direções opostas. É provável que alguns se choquem no ar, e outros percam seu rumo. No entanto, se os mesmos pássaros voam na clássica forma V, o número de desvios e colisões serão mínimos.

Do mesmo modo, dentro de equipes, é preciso que todos sigam na mesma direção — o clássico V. Há muitas técnicas que geram esse alinhamento, a definição de um objetivo claro e desafiador é uma das mais comuns.

Bons objetivos costumam compartilhar 5 características, são: específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com tempo bem definido. Esse padrão é chamado de SMART. Em seguida, é preciso fragmentar esses objetivos em metas menores e mais fáceis.

Invista na comunicação interna empresarial

Quando se discute sobre equipes, uma das coisas mais importantes é a comunicação. A boa comunicação garante que os profissionais trabalhem com acerto e fluidez, também reduz o número de intrigas, conversas paralelas e até acidentes no ambiente de trabalho.

Duas dicas podem melhorar a comunicação: primeiro, faça com que o líder se engaje na comunicação. Todos, a partir do CEO, devem se comprometer com o assunto. Depois, invista na adoção de canais que melhorem a comunicação, gerando fluidez ao que é dito.

Há diversos canais de comunicação, como: aplicativos de celular, redes sociais corporativas, softwares especializados, murais para recados e até caixinhas de sugestões. Portanto, avalie o que mais se adéqua à cultura da empresa e ao orçamento, depois implemente isso.

Transforme-se em um dream leader

Para se construir uma ótima equipe de vendas, é preciso de um ótimo líder. O motivo é simples: é natural que os liderados repliquem os pontos fortes e fracos do seu líder. Logo, se a liderança é fraca, o mais natural é que a equipe de vendas também deixe a desejar.

Se desenvolver como líder é um processo contínuo. Você nunca está totalmente pronto. É preciso aprender sobre novos processos, tecnologias e métodos de trabalho. Além de tudo, é preciso ter humildade para reconhecer e aprender com os erros, além de tentar novamente.

SAIBA+AZULIS: Conheça 7 maneiras de motivar sua equipe

Felizmente, há uma série de cursos, treinamentos e livros que podem te ajudar a ser um líder melhor. Também é interessante ouvir mais os subordinados, obtendo feedbacks para corrigir o que não vai bem. Assim, poderá identificar e corrigir os seus pontos fracos.

Recompense os resultados alcançados

Por fim, tenha algo em mente: é preciso reconhecer os resultados da equipe, estimulando-a a entregar cada vez mais. Para tanto, não basta elogios — como “parabéns” ou “você é muito talentoso” — também é preciso de recompensas interessantes.

Para selecionar boas recompensas, pense em três coisas: o nível de complexidade dos resultados associados à recompensa, a cultura que deseja construir no local de trabalho e o orçamento disponível. Assim, poderá encontrar e implementar as recompensas certas.

Enfim, agora você está por dentro do assunto e sabe o que é preciso para desenvolver uma ótima equipe de vendas. Ao colocar essas dicas em prática, conseguirá contratar talentos e reforçar sua força de trabalho, garantindo que as vendas da empresa sejam alavancadas.

E então, gostou do nosso artigo? Aproveite para assinar nosso newsletter e receber nossas novidades diretamente em seu e-mail.

[contact-form-7 id="40318" title="Informações úteis"]
Agradecemos pelo seu feedback!