5 dicas para faturar mais no Dia dos Namorados

Por Fernanda Santos

Ao menos 7 em cada 10 brasileiros pretendem comemorar o Dia dos Namorados, celebrado na próxima quarta-feira, dia 12 de junho

A data não é especial apenas para os românticos, mas também para os donos de negócios, que podem aproveitar para faturar mais

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No dia 12 de junho, milhares de casais brasileiros devem trocar presentes e sair para celebrar o Dia dos Namorados. Além de ser uma oportunidade para comemorar o amor, a data romântica chama a atenção dos donos de negócios, que podem aproveitar para aumentar as vendas e incrementar o faturamento.

Uma pesquisa da Boa Vista SPC mostra que 7 em cada 10 entrevistados pretendem comemorar. O número é maior que no ano passado, quando 6 em cada 10 pessoas queriam fazer algo para não deixar a data passar em branco.

De acordo com a mesma pesquisa, os brasileiros pretendem gastar, em média, R$ 292 em presentes. As roupas saem na frente, com 30% das intenções de compra. Em seguida, vem o jantar romântico, show e cinema, com 19%; presentes de perfumaria, com 13% e joia ou relógio, que têm 10% das intenções.

Se o seu negócio não é um dos citados acima, você não precisa ficar desesperado. Basta usar a criatividade e seguir algumas dicas de quem já sabe como a data funciona. Conversamos com donos de pequenos negócios para saber o que eles fazem para faturar mais no Dia dos Namorados. Veja:

1) Faça algo que ninguém fez

Apesar de não parecer, decidir uma forma de comemorar o Dia dos Namorados pode ser uma missão difícil, pois a maioria das pessoas busca algo romântico e que, ao mesmo tempo, agrade o gosto do parceiro. Nessas horas, os donos de negócio podem usar a criatividade para oferecer produtos e serviços diferentes, que chamem a atenção em meio a tantas outras propagandas.

Gabriela Mori, dona da marca Canecas da Gabi (@canecasdagabi), conta que depois do Natal e Dia das Mães, sua melhor data é o Dia dos Namorados, quando as vendas crescem cerca de 20%. Tentando inovar, ela quebrou a cabeça para bolar um modelo criativo que conquiste o maior número de clientes e não pareça piegas – especialmente para os homens héteros, que não costumam usar canecas muito coloridas, com símbolos e frases românticas.

“Como quero que as canecas sejam usadas no dia a dia, tentei criar modelos que os namorados héteros não achem ‘constrangedores’. Esse era o meu desafio, criar modelos que todo mundo quisesse usar”, diz a empreendedora.

canecas-da-gabiA solução encontrada foi oferecer uma caneca que leva o nome do namorado ou namorada de um lado e do outro uma frase dizendo “Eu te amo mais que…”, que pode ser completada com até três palavras. A ideia é deixar o presente com a cara do casal, diz a Gabriela.

Numa outra data qualquer, a caneca personalizada sairia por R$ 50. Por ser Dia dos Namorados, a peça fica R$ 45 e o par de canecas, cada uma com o nome de uma pessoa do casal, fica R$ 80.

Para os empreendedores que têm dificuldades em pensar em coisas novas e criativas, Gabriela indica usar bastante o Pinterest, aplicativo de imagens, e o Instagram. Ela costuma acompanhar páginas de outros países para ter ideias que ainda não são muito conhecidas no Brasil.

2) Planeje uma coleção especial

As datas comemorativas acontecem todos os anos e sempre movimentam a economia, por mais difícil que esteja a situação financeira das pessoas e do País. Em 2019, a expectativa é que o setor de roupas e vestuário suba 3,2% na comparação com 2018. O dado é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Portanto, sabendo que esses dias de celebração estão por vir, é preciso se programar e incluí-los no planejamento anual do negócio.

A confecção Pouca Roupa Lingerie (@poucaroupa), da cidade de Pouso Alegre (MG), costuma preparar coleções especiais para o Dia dos Namorados pensando tanto nos parceiros que querem presentar, como nas parceiras que querem usar um conjunto bonito na data romântica. O faturamento, nesta época, costuma aumentar cerca de 30%. 

“Lingeries com transparência, peças rendadas e modelos mais ousados são algumas de nossas apostas para essa coleção, sempre aliando conforto e sofisticação”, diz Vivianne Souza, dona da Pouca Roupa.

3) Bole algumas promoções

seo-bigodeAs promoções, por si só, já chamam a atenção das pessoas. Por isso mesmo, são uma ótima forma de atrair os clientes para a sua loja ou estabelecimento. A dica aqui é pensar nos produtos ou serviços que fazem sucesso e fazer alguns combos com preços especiais de Dia dos Namorados – sem perder o romantismo da data, é claro.

Foi o que fez Henrique Reghine, dono do Sêo Bigode Bar (@seobigodebar), que fica na cidade de Bauru (SP). Como este é o primeiro ano do negócio, o empreendedor decidiu fazer uma promoção conservadora, com opções do próprio cardápio, mas nem pensou em deixar a data passar em branco.

Uma pesquisa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que, em 2019, cerca de 99 milhões de brasileiros planejam comemorar o Dia dos Namorados. Dessas pessoas, 27 milhões estão de olho nos restaurantes.

“Aqui no interior, o movimento é mais baixo dia de semana. Toda data comemorativa que casa com dias sem movimento grande é perfeita para mim. Consigo fazer render. Vira uma estratégia”, afirma Reghine.

Os casais que quiserem celebrar no Sêo Bigode pagarão R$ 89,90 por um combo com: porção de filé mignon (carro chefe da casa), uma cerveja Colorado de 600ml, um drink de inverno chamado Choconhaque e bombons sortidos da Kopenhagen – marca parceira. Num dia comum, esse combo sairia por mais de R$ 110.

“Divulguei ontem a promoção e já cheguei na metade da capacidade de reserva. A galera está gostando sim, principalmente do custo benefício”, diz o dono do Sêo Bigode, que cortou quase 20% do preço cheio do combo. Ele espera ter no Dia dos Namorados o mesmo faturamento que teria em uma sexta-feira de casa cheia. A expectativa só não é maior porque, na data, a rotatividade de clientes é baixa. “As pessoas já saem de casa sabendo para onde vão. Essa falta de gente entrando e saindo acaba influenciando o lucro no final do dia”, explica.

4) Faça boas parcerias

Uma ótima forma de agregar valor ao seu produto ou serviço é se aliar a um parceiro que também tenha algo legal a oferecer. Dessa forma, a campanha fica mais atraente e ganha alcance, já que os clientes do outro lado também vão conhecer seu negócio. Pensando nisso, Gabriela, da Canecas da Gabi, fez parceria com uma confeiteira.

“Eu vendo meu produto a um preço melhor e ela faz um kit para vender: uma caneca recheada com chocolatinhos. Acho que por ser inverno, cai bem vender a peça com um docinho”, afirma Gabriela.

Como forma de fazer propaganda da coleção de Dia dos Namorados, a Pouca Roupa Lingerie também buscou parceiros estratégicos na cidade. “A gente fez parceria com alguns renomados restaurantes para sorteio de brindes. Assim, conseguimos propagar mais a marca”, diz Vivianne, dona da loja.

5) Acredite no poder da decoração

Se o seu negócio tem um espaço físico, vale a pena investir em uma boa decoração de Dia dos Namorados. Isso ajuda a atrair pessoas curiosas que passam por perto e envolver os clientes no clima da data, fazendo com que sintam mais vontade de presentear seus parceiros.

Henrique Reghine, do Sêo Bigode, conta que o ambiente do seu bar já é romântico por si só. Ainda assim, ele pretende fazer algumas mudanças estratégicas para deixar o lugar ainda mais com a cara da data.

“Vamos colocar uma velinha em cada mesa no Dia dos Namorados. Talvez a gente também faça uma ambientação com luzes no bar, para ficar mais elaborado” diz ele. No caso da Pouca Roupa Lingerie, que vende mais antes da data, a loja já está pronta. 

pouca-roupa-lingerie“Decoramos com rosas e corações vermelho para deixar o ambiente romântico. Quem entra já se sente no clima”, afirma Vivianne Souza.

Em qualquer tipo de ação ou campanha, é importante se lembrar de que existem diversos tipos de casais pelo País – namorados homossexuais, adolescentes, adultos ou idosos, por exemplo. Quanto mais pessoas o seu produto ou serviço conquistar, melhor vai ser para o seu negócio e para a imagem da empresa diante do público. Afinal, o Dia dos Namorados é uma data leve e alegre, que nasceu para celebrar o amor.

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