7 cursos sobre artesanato online e gratuitos

Por Maria Teresa Lazarini

cursos-online-gratuitos-artesanato

Mais que um hobby, o artesanato também é o setor que muitas pessoas no Brasil escolhem para empreender. Segundo o Portal do Empreendedor, há mais de 43 mil MEIs registrados no Brasil com a atividade “comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos”. Especialmente para quem gosta, trabalhar fazendo crochê, trabalhos em feltro ou em madeira, por exemplo, pode ser uma maneira prazerosa de ganhar dinheiro. Mas, para conseguir fazer sucesso com os produtos artísticos, é necessário ter conhecimento na área. Por isso, separamos alguns cursos online gratuitos sobre artesanato para você aprender algumas das principais técnicas.

Para ter acesso, é necessário primeiro fazer um cadastro nas plataformas que reúnem as aulas, que são a Learn Café e iPED. O acesso livre aos cursos é permitido por 30 dias na iPED e 7 dias na Learn Café. Portanto, esse é o prazo que você tem para assistir sem precisar pagar. Após a conclusão, ambas as plataformas emitem um certificado gratuito de conclusão. 

Confira os 7 cursos online e gratuitos e se prepare para empreender na área de artesanato!

 

1. Curso de artesanato para iniciantes

Se você deseja fazer artesanato, mas não sabe nem costurar, nem bordar, não se preocupe. Este módulo da plataforma Learn Café ensina, em videoaulas, o beabá do trabalho em arte: desde os materiais básicos necessários para a produção até técnicas criativas como decupagem e craquelê. Em outras palavras, você terá acesso a um panorama geral do artesanado, ideal para quem está começando.

Carga horária: 1h
Acesso:
7 dias

Para se inscrever, clique aqui.

Quer empreender na area de artesanato e não sabe como?

Confira nosso guia prática com passo a passo do que fazer para ser bem sucedido! Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

2. Curso Grátis de Fuxico Básico: Introdução

Neste curso, você será introduzido às principais técnicas do fuxico e aprenderá quais são os tecidos utilizados e as maneiras de fazer as artes. O curso foca na confecção de marcadores de páginas, tiaras e boné com fuxico.

Carga horária: 2h
Acesso:
30 dias

Para se inscrever, clique aqui.

SAIBA+AZULIS: Quando tudo deu errado, ela virou o jogo e apostou na venda de canecas artesanais

3. Artesanato com Caixotes e Restos de Madeiras

É possível fazer lindas obras de artesanato sem gastar um centavo com a matéria prima. Você já pensou em aproveitar restos de madeira encontrados em supermercados ou feiras para ganhar dinheiro? Assistindo este curso da Learn Café, você vai aprender como fazer objetos como cestas e porta-chaves com esses materiais gratuitos.

Carga horária: 6h
Acesso:
7 dias

Para se inscrever, clique aqui.

SAIBA+AZULIS: Designer transforma a paixão de infância em negócio e vive fazendo arte

4. Artesanato com tecido

Para quem deseja fazer artesanato com materiais mais convencionais, vale a pena conferir este curso, que ensina como preparar artes com diversos tecidos. As técnicas podem ser feitas com ou sem máquina de costura. A partir das aulas, você vai aprender a fazer itens como bolsas, porta trecos e bonecas.

Carga horária: 1h

Acesso: 7 dias

Para se inscrever, clique aqui.

Quer um guia completo com os melhores cursos para empreendedores?

Baixe e tenha acesso! Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

5. Curso Grátis de Bijuterias Artesanais: Colares

Para fazer sucesso nas vendas, talvez seja uma boa opção apostar em bijuterias. Para aprender a confeccionar os produtos, este curso do iPED ensina a fazer colares artesanais, mais especificamente colares com berloques, correntes e franjas, contrapinado e com cordões e terminais.

Carga horária: 5h
Acesso:
30 dias

Para se inscrever, clique aqui.

SAIBA+AZULIS: 5 cursos online gratuitos para a gestão do seu negócio

6. Técnicas para MDF

Este curso ensina a fazer artesanato em MDF, que é uma placa feita de fibras de madeira com resinas sintéticas. O MDF serve para treinar técnicas que podem ser aplicadas também em outros materiais, como decupagem, pátina e folheação. 

Carga horária: 10h
Acesso:
7 dias

Para se inscrever, clique aqui.

7. Curso Grátis de Introdução ao Artesanato em Feltro

Não podíamos deixar de citar um curso com feltro, um dos materiais mais queridinhos no artesanato. As aulas fornecem uma introdução à modelagem e acabamento, ensinando especificamente a fazer imãs e chaveiros com o material.

Carga horária: h
Acesso:
 30 dias

Para se inscrever, clique aqui.

SAIBA+AZULIS: As 7 melhores cidades do Brasil para começar um negócio

[contact-form-7 id="40318" title="Informações úteis"]
Agradecemos pelo seu feedback!