Como vender pela internet: um guia para o sucesso

Por Redação Azulis

Com tanta gente de olho nas oportunidades do mundo virtual, parece difícil empreender na Internet. Mas não é impossível - veja como

Com tanta gente de olho nas oportunidades do mundo virtual, ainda tem como vender pela internet? Se você se identifica com essa dúvida, fique tranquilo. A resposta é sim, ainda tem espaço de sobra para negócios de sucesso totalmente digitais. As vendas online oferecem vantagens inegáveis, sendo uma alternativa interessante para quem não tem muito dinheiro para começar ou mesmo não se interessa por uma loja física.

Neste artigo, trazemos para você um passo a passo sobre como vender pela internet e também ideias para negociar na rede. Confira!

Como vender pela internet: passo a passo

1. Prepare-se

Elaborar um plano de ação é necessário para conhecer o mercado e investir na estratégia certa, visando os melhores resultados. Nesta primeira etapa, relacione absolutamente tudo o que seu negócio precisa para decolar. Responda a questões como:

  • O que vou vender?
  • Para quem vou vender?
  • Quem já vende o mesmo que eu?
  • Quem pode fornecer os produtos para revenda?
  • Qual vai ser o meu diferencial competitivo?

Em resumo: estude o mercado, as preferências e necessidades do seu público-alvo. Se pular essa etapa e errar na oferta, não tem como vender pela internet e se dar bem nesse ramo.

2. Crie um site funcional

Em seguida, você precisará de uma boa plataforma online para vendas. “Mas não posso vender só pelo WhatsApp, Facebook ou até pelo Mercado Livre?” Poder, pode. Só que contar com um site próprio é muito mais profissional, concorda?

E se for dar esse passo, que seja bem feito. É muito ruim entrar em um site para adquirir um produto e ter uma experiência ruim de consumo, com páginas lentas, poluídas visualmente e confusas. Não raro, o consumidor abandona a compra nesses casos. Conte com a ajuda de profissionais para criar um site 100% funcional, capaz de promover uma experiência positiva para o seu cliente.

3. Seja verdadeiro

Não prometa ao cliente o que você não pode cumprir. Isso é fundamental para quem quer vender pela internet, já que, nesse mercado, reputação é tudo. Logo, passe corretamente as informações sobre o produto, o frete, o prazo da entrega e esteja alinhado às regras legais obrigatórias para ter sua loja virtual.

4. Cuide da logística

Quando o consumidor opta por adquirir um produto por uma loja virtual, ele cria grande expectativa sobre a entrega do item. Então, além da transparência, sobre a qual acabamos de falar, você precisa cumprir com o que ficou acordado no momento da compra. Além do prazo, garanta que o produto chegue ao cliente do jeitinho que ele espera, bem embalado e sem avarias.

Se possível, adote soluções de entrega que permitam rastrear as encomendas, pois isso diminui a ansiedade do consumidor. Caso ocorram imprevistos, avise o cliente e dê uma solução. Uma comunicação clara faz toda a diferença para quem quer vender bem pela internet.

5. Ofereça multicanais de atendimento

Cada consumidor possui um perfil próprio. Alguns gostam de comprar pelo smartphone, por aplicativos, enquanto outros só usam sites. E tem aqueles que interagem bastante por e-mail ou redes sociais para tirar todas as dúvidas. O mais importante ao vender pela internet é estar sempre acessível para oferecer o melhor atendimento. Vale conhecer tecnologias modernas, como chatbots, que permitem uma assistência automatizada aos usuários no site.

6. Monte uma equipe de alta performance

Você talvez comece devagar, com uma empresa individual, sozinho ou com uma equipe enxuta. Mas ninguém deseja aprender como vender pela internet sem mirar o sucesso, não é mesmo? E o caminho até ele passa por ter um time de alto desempenho, que garanta o crescimento esperado para o negócio. Para tanto, aposte em profissionais carismáticos, de fácil interação, comprometidos e engajados para executar o trabalho com excelência. Eles precisam dar atenção ao conteúdo, se dedicar ao atendimento ao cliente, também ao design e a questões relacionadas à logística, tecnologia e marketing.

7. Faça anúncios

Investir em publicidade ajuda a tornar seu site conhecido. E fazer isso online, no Google ou no Facebook, por exemplo, é muito mais barato. Só tenha o cuidado de criar anúncios criativos e que revelem os diferenciais do seu produto. Também não deixe de mensurar os resultados para que possa ajustar e otimizar a estratégia.

8. Cuide do SEO

Investir em SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Buscas) ajuda os usuários a encontrarem suas páginas e seus produtos em uma pesquisa na web. Se você vende produtos artesanais, por exemplo, pode produzir textos de dicas de artesanato para conquistar as páginas do Google. Na prática, significa mais tráfego para o seu site – e sem custo, o que é ainda melhor.

9. Tenha um site seguro

Segurança é a palavra-chave para saber vender na internet. Afinal, o público que adquire produtos online não quer disponibilizar dados pessoais se a compra parece arriscada. Assim, é fundamental investir em ferramentas que ofereçam proteção ao site, como análise de vulnerabilidade e o bloqueio de ataques, além de um certificado SSL.

10. Invista na gestão do negócio

Por fim, mas não menos importante, vamos falar de gestão. Você vai iniciar um negócio, certo? Então, encare-o com profissionalismo e responsabilidade. Controle receitas e despesas, saiba negociar com fornecedores, invista no atendimento ao cliente, faça pesquisas de satisfação e esteja sempre focado na melhoria contínua.

Seguindo essas dicas, é possível vender pela internet – e vender bem! Agora, só resta descobrir o que vender.

O que vender pela internet?

Não faltam opções para vender pela internet. Tudo depende do seu gosto e do perfil do público que deseja atender. Você pode vender desde peças de artesanato a itens de vestuário e decoração. Camisas, quadros e canecas personalizados costumam agradar a clientes de perfis variados.

Além disso, pode apostar em acessórios para o público masculino e feminino. Quem sabe até mesmo criar um brechó virtual, oferecendo livros, roupas e outros itens que estejam em condições de serem comercializados. Também é alternativa oferecer cursos online e publicar e-books. Vender o seu conhecimento é sempre um grande investimento.

Como vimos, não é difícil saber como vender pela internet. O ponto principal é ter sempre o foco no cliente para acertar na oferta e na forma como ela acontece. Siga acompanhando os conteúdos da Azulis e conheça nossa plataforma para se inspirar e vender mais de forma fácil.

[contact-form-7 id="40318" title="Informações úteis"]
Agradecemos pelo seu feedback!