Como gerar boleto bancário online: passo a passo

Por Redação Azulis

Descubra agora como gerar boleto bancário online, oferecer essa opção de pagamento aos seus clientes e faturar mais.

Quer aprender como gerar boleto bancário? Essa é uma forma de diversificar os meios de pagamento da sua empresa e alcançar mais consumidores. Afinal, o boleto bancário é uma modalidade difundida por todo o Brasil, podendo ser utilizada até mesmo por quem tem CPF negativado.

Mas afinal, como gerar boleto e quais são as vantagens de fazer isso para o seu negócio?  É possível fazer a emissão online e grátis?

No guia a seguir, descubra o passo a passo de como gerar boleto e diferentes maneiras de emitir o documento. Continue a leitura.

Por que gerar boleto bancário

Antes de aprender como gerar boleto, confira as vantagens de oferecer essa opção aos clientes.

1. Diversificação dos meios de pagamento

Um dos principais benefícios é que o boleto é um meio de pagamento amplamente utilizado no Brasil. Sendo assim, você diversifica a oferta, podendo atender mais consumidores  — até mesmo aqueles que não possuem cartão de crédito, por exemplo.

2. Agilidade na emissão de boletos

De forma geral, a emissão de boletos é simples e rápida, se você utilizar um sistema específico, que permite armazenar informações de cada cliente e calcular juros e multas.

Na prática, você ganha agilidade e o atendimento ao cliente é aprimorado. Ainda, sobra tempo para você se dedicar a outras aspectos estratégicos do negócio.

3. Taxas menores

Outra vantagem é que a emissão de boletos geralmente tem taxas mais baixas em relação a outras modalidades de pagamento, como o cartão de crédito. Além disso, mesmo que o cliente atrase o pagamento, você consegue calcular juros e multas com facilidade.

O dinheiro também demora menos tempo para ser liberado após o pagamento, o que é um benefício para o fluxo de caixa do negócio. Além disso, com taxas menores, sobra mais dinheiro no orçamento para você investir no negócio e promover o crescimento. Excelente, não é mesmo?

4. Otimização do controle de pagamentos

Ao emitir boleto bancário, você também otimiza o controle de pagamentos recebidos pela sua empresa, principalmente se utilizar um software que automatize o registro de boletos pagos, em atraso e vencidos.

Em termos práticos, isso significa uma gestão financeira mais eficaz.

Como gerar boleto bancário online

Agora vamos à parte prática: como gerar boleto bancário online. Descubra abaixo as principais formas de emitir a cobrança:

Bancos tradicionais

Os bancos tradicionais geralmente oferecem a opção de gerar boleto no aplicativo ou no site, pelo internet banking.

O Banco do Brasil, por exemplo, disponibiliza o aplicativo BB Cobrança, que é gratuito e permite o gerenciamento completo de cobranças para empresas. Outro exemplo é o Banco Itaú, que oferece o app Itaú Empresas, para gerar boletos registrados.

Como você pode ver, o processo é simples: basta ter acesso à internet e a emissão pode ser feita pelo próprio smartphone, de qualquer lugar.

Bancos digitais

Também há bancos digitais que oferecem emissão de boleto. O processo ocorre da mesma forma: por meio do aplicativo ou site da fintech.

A vantagem é que os bancos digitais, de forma geral, cobram tarifas mais baixas — em alguns casos, nem cobram.

No Banco Inter, por exemplo, você pode emitir 100 boletos gratuitos por mês nas contas PJ e MEI. Na conta digital do C6 Bank, também é possível receber depósito por boleto, emitindo o documento de cobrança gratuitamente.

A funcionalidade grátis é uma vantagem, sobretudo para microempreendedores (MEI), que emitem poucos boletos por mês e não precisam de uma solução completa para gerenciar as finanças da empresa.

Sistema de gestão e plataformas

Outra forma de gerar boleto online é por meio de sistemas de gestão ERP. Esses softwares concentram toda a gestão da empresa, integrando áreas como finanças, vendas, estoque e contabilidade.

É o caso, por exemplo, do ERP online da Conta Azul que, entre as funcionalidades, inclui o Conta Azul Receba Fácil Boleto, e da plataforma de automação financeira Iugu, que também facilita a emissão da cobrança.

Implementar um sistema de gestão ou aderir a uma plataforma de gestão são opções mais adequadas para empreendedores que emitem várias notas ao mês e precisam de um controle mais rígido das finanças da empresa.

Nesse caso, vale a pena mapear as soluções disponíveis no mercado para encontrar o melhor custo-benefício para o seu negócio.

Vá além do boleto bancário

Agora que você já sabe como gerar boleto bancário, que tal ir além dele? Na Azulis, você encontra diversas soluções financeiras para elevar a performance do seu negócio.

Por meio da plataforma, você tem acesso a serviços como empréstimos, cartões de crédito, contas digitais e máquinas de cartão com as taxas mais competitivas do mercado.

Com essa solução, basta selecionar a opção desejada para ter acesso a uma lista de serviços, com as principais características de cada um. É ideal para fazer comparações e encontrar a que mais se encaixa no seu perfil.

Além disso, depois de escolher o produto financeiro, você faz a solicitação diretamente pela Azulis, de modo prático e rápido.

E aí, o que achou das dicas deste artigo? Descobriu como gerar boletos para o seu negócio? Acompanhe outros artigos do blog e confira dicas do universo financeiro para melhorar cada vez mais a gestão da sua empresa.

[contact-form-7 id="40318" title="Informações úteis"]
Agradecemos pelo seu feedback!