Como e onde escolher um influencer para o seu negócio?

Por Maria Teresa Lazarini

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O marketing de influência é um mercado que já movimenta globalmente mais de US$ 1 bilhão, segundo a Mediakix, e vem ganhando peso entre as opções de divulgação de uma marca. O sucesso é tanto que 86% dos profissionais de marketing usaram influencers em estratégias de divulgação em 2017, como apontou a pesquisa The State of Influencer Marketing 2018. Dentre os profissionais entrevistados, 92% disseram que a estratégia de contratar influencers para a divulgação de marcas é efetiva.

Se você se convenceu que um influencer pode ser uma ótima chance para alavancar seu negócio, agora é a hora de escolher o melhor profissional para os seus objetivos. Para isso, são muitos os fatores levados em consideração, como faixa etária, área de influência, número de seguidores e mídias sociais utilizadas. Juntando todas essas características com os milhares de influencers esperando por um contrato, escolher o melhor profissional para o seu negócio pode ser uma verdadeira odisseia.

Mas não tem razão para se desanimar. Para ajudar negócios na caça do influencer ideal, hoje existem várias plataformas online de marketing de influência. Com filtros de alcance e preferência, essas empresas conseguem mostrar qual é o influencer mais adequado para o seu objetivo. Um dos principais nomes desse ramo é o Influency.me. Parte do grande portal de comunicação brasileira Comunique-se, o Influency.me conta com cerca de 80 mil influenciadores digitais cadastrados e já impulsionou marcas como Nestlé, Decathlon e PayPal.

A Celebryts, startup acelerada pela Microsoft, também pode ser uma boa opção para você encontrar o influencer perfeito para o seu negócio. O diferencial da plataforma está no acompanhamento que você pode ter da campanha de marketing, porque a Celebryts disponibiliza o resultado do marketing de influência para o seu negócio em tempo real. Atualmente, a plataforma está com mais de 50 mil influenciadores cadastrados, focados em diversos públicos.

Se você ainda não quer depositar todas as suas cartas no marketing de influência, vale a pena começar com os microinfluenciadores que, por serem menores, provavelmente vão apresentar preços mais amigáveis. Para isso, vale a pena usar o Influenciaê, uma plataforma dedicada exclusivamente a microinfluenciadores.

Para aqueles que decidirem trilhar esse caminho sem ajuda de outras empresas, é recomendado ter em mente que o melhor influencer para o seu negócio é aquele que vai de acordo com os propósitos e objetivos da sua marca. Caso seu negócio procure uma divulgação mais descontraída e divertida, talvez seja a hora de apostar em influencers jovens que provavelmente vão divulgar sua marca de maneira mais espontânea. Se a divulgação que você precisa requer mais sofisticação, você pode procurar influencers cujos seguidores pertençam principalmente às classes A e B, por exemplo.