Como abrir uma padaria?

Por Redação Azulis

Já pensou em começar a empreender? E que tal descobrir que abrir uma padaria pode ser interessante? Entenda agora mesmo tudo o que você precisa saber!

Se você quer ser empreendedor e gosta do ramo alimentício, já pensou em como abrir uma padaria? É possível inovar nesse mercado, deixar o ambiente descontraído ou sofisticado e atrair clientes de acordo com seus objetivos. 

Então, se você curte a ideia, esse pode ser um ótimo negócio para você, com custos viáveis e riscos menores do que se imagina. Tudo depende do que produzir, do público-alvo e do seu plano de negócios.

Descubra agora mesmo como abrir uma padaria e comece a empreender!

Como abrir uma padaria: conheça os tipos

Antes de tudo, você já conhece todos os tipos de padaria que existem? Veja abaixo a lista que preparamos para você e descubra qual chama mais a sua atenção.

Boutique

O foco dessas padarias são os consumidores do alto escalão, pois estão localizadas nas melhores regiões de alto poder de compra e produzem seus próprios produtos, além de comercializarem também produtos importados. 

Normalmente, o ambiente é mais sofisticado também.

Minipadaria

Essas podem ser consideradas padarias que oferecem mais de um serviço, ou seja, além dos produtos de pães e confeitaria, também servem como bar, lanchonete, fast food e outros serviços que estejam na mesma categoria alimentícia.

Também podem entrar para essa categoria as padarias chamadas “pontos quentes”, que viraram tendência na Europa. São pequenos pontos de filiais que recebem alguns produtos já embalados ou congelados para serem assados e vendidos no “ponto quente”.

Artesanal

Esse tipo de padaria virou tendência, pois sua maior característica está em seus produtos oferecidos. Em sua maioria,  não são produtos industrializados, e sim de trabalho manual, podendo até serem mais artísticos e fugindo do comum.

Caseira

A padaria caseira segue na mesma visão da artesanal. Isso porque comercializa seus próprios produtos, sendo frescos e feitos semanalmente, indo na contramão dos congelados das padarias convencionais. 

Além disso, podem investir na criatividade dos produtos caseiros, focando na diferenciação do que é industrializado e vendido nas padarias comuns.

Conveniência

As padarias de conveniência são as mais encontradas, pois estão em praticamente todos os bairros residenciais. 

Sua nomenclatura é baseada justamente nos produtos comercializados, que são de todos os tipos de conveniência, ou seja, tudo que atende aos gostos e necessidades dos clientes.

Como funciona o mercado de padaria?

Esse tipo de mercado é focado no setor alimentício, de grãos, confeitaria e variedade de produtos industrializados, embora o foco seja na produção panificadora, ou seja, nos pães, como também em bolos, biscoitos, frios, entre outros.

O funcionamento depende da demanda de muitas ferramentas específicas, como fornos, assadeiras, balcões, fatiador, entre outras. 

Além disso, padarias incluem uma mistura de produtos, que precisam focar na praticidade do dia a dia, possibilitando acesso fácil e conforto ao cliente. 

Isso quer dizer que o projeto de como montar uma padaria precisa estar aliado a várias questões das quais falaremos abaixo. Acompanhe!

Entenda o público-alvo

Entender o público-alvo é uma das tarefas mais importantes quando se pensa em como abrir uma padaria, afinal você precisa saber para quem vai vender. 

Para isso, vale a pena realizar uma pesquisa de mercado e averiguar o perfil da clientela, estilo de vida, renda, hábitos de consumo e comportamental, entre outros aspectos. 

Isso ajudará o seu negócio a definir o público-alvo, ou seja, a buscar satisfazer e solucionar as necessidades desses consumidores. 

Além disso, conte também com o cadastro de cliente para que o seu estabelecimento segmente ainda mais o público-alvo que deseja atingir.

Concorrência e preços

A pesquisa de mercado também serve ao propósito de inspecionar a concorrência, afinal, por meio dela será possível perceber a estratégia usada pelos estabelecimentos semelhantes ao do seu negócio.

Fora que uma boa pesquisa de mercado deve trazer respostas de modo a ajudar na análise do mercado, como preços da concorrência, pontos fortes e fracos, ações promocionais usadas, o que os clientes curtem e o que não curtem. 

Ou seja, capriche!

Análise de investimento vs retorno

É fato que ao falar de como abrir uma padaria e qualquer outro negócio, uma boa análise de viabilidade é necessária. E o que é isso? 

Trata-se de um estudo do investimento que será necessário para abrir um negócio diante do potencial de viabilidade que ele tem de dar certo, ou seja, de retornar bom lucro.

Esse estudo deve direcionar para uma previsão sobre aquele investimento, considerando toda a análise econômica desse tipo de comércio. 

Quanto investir?

É para isso também que serve a análise de viabilidade de um negócio: pensar o quanto será preciso investir e o quanto poderá haver de retorno. É um passo importante para evitar grandes riscos de prejuízo.

Quando o assunto é como abrir uma padaria, vale considerar os equipamentos necessários para que essa produção funcione, bem como o espaço adequado, localidade, condições de atuação necessárias, tipos de produtos a serem comprados, questões de fornecimento, divulgação, exigências legais, entre outros pontos.

Tenha um plano de negócios

E por falar em análises, descobrir como abrir uma padaria exige saber também como produzir um bom plano de negócios, que considere tudo isso que você já viu até agora e mais.

O plano de negócios é o que vai proporcionar a base para o seu empreendimento, com um planejamento sólido e estratégico sobre esse mercado em sincronia com seus objetivos principais. Inclusive, a análise de mercado vai auxiliar nessa etapa também. 

Equipamentos e funcionários

Tanto para quem busca saber como abrir uma padaria ou para quem se interessa por qualquer outro empreendimento, é fato que será preciso analisar e conhecer as necessidades daquele negócio.

No caso da padaria, como dissemos antes, há especificidades, pois para que tudo funcione são necessários alguns equipamentos específicos, como:

  • fornos;
  • assadeira;
  • balança;
  • batedeira profissional;
  • fôrmas;
  • amassadeira;
  • fatiador;
  • geladeira;
  • freezer;
  • balcões.

Além de utensílios mais básicos, como pratos, copos, talheres, entre outros.

Há também a necessidade de pensar sobre os funcionários, de modo a gerenciar o ambiente de forma didática e funcional, bem como com o propósito de evitar a espera pelos clientes para uma simples tarefa como pagar a conta.

Então, considere o contrato de funcionários para: caixa, panificação, limpeza e atendimento, no mínimo. No entanto, isso vai depender também do tipo e do tamanho de padaria que você deseja abrir.

Aumente suas oportunidades de venda

É certo que o mercado de padaria possibilita inúmeras oportunidades de venda, mas você já considerou integrar produção de lanches, entregas, almoço ou produções para pequenas festas e eventos no bairro?

É uma questão interessante para se pensar, afinal demandaria maior investimento, e também poderia ser uma forma de aumentar o lucro e a visibilidade do negócio. E, mais uma vez, isso vai depender do tipo de padaria que você pretende abrir.

Exigências legais de como abrir uma padaria

Por fim, sempre há a parte burocrática quando o assunto é como abrir uma padaria ou qualquer outro negócio: exigências legais. Mas calma! 

Para isso, você pode contratar um profissional, ou seja, um contador, que possa te auxiliar no cumprimento de toda a legalidade que precisa. 

Veja algumas necessidades que você terá para formalizar seu negócio:

  • alvará de licença sanitária;
  • alvará dos bombeiros;
  • registro na junta comercial;
  • cadastro de CNPJ na Secretaria da Receita Federal;
  • enquadramento na Entidade Sindical Patronal;
  • cadastro no sistema do INSS/FGTS.

Além disso, você deverá consultar a Prefeitura Municipal sobre a Lei de Zoneamento, verificar as regras de proteção ao consumidor pelo Código de Defesa do Consumidor e outras leis, como a Lei nº 123/2006, também conhecida como a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

E se você já entendeu tudo sobre como abrir uma padaria, mas ainda precisa de ajuda, estamos aqui para isso: auxiliar você e o seu negócio a crescerem! Por isso, conheça nossos serviços para quem empreende!

Temos as melhores opções de máquinas de cartão, empréstimos, cartões de crédito e contas digitais! Continue navegando pelo site da Azulis e aproveite agora mesmo nossas ofertas!

[contact-form-7 id="40318" title="Informações úteis"]
Agradecemos pelo seu feedback!