Influencer: vale a pena contratar um para o seu negócio?
O marketing de influência é um mercado que já movimenta globalmente mais de US$ 1 bilhão. Saiba por que o seu negócio não pode ficar de fora dessa onda
Quem acompanhou novelas de sucesso da TV brasileira sabe que basta a protagonista usar um acessório chamativo para diversos espectadores ficarem loucos atrás daquela tão desejada peça. Em Segundo Sol, novela das 9 da TV Globo que terminou em novembro de 2018, a atriz Giovanna Antonelli ditou moda ao usar acessórios descolados, como um mix de colares. As peças foram as mais pedidas na central de informações da emissora e Giovanna deu uma “forcinha” no seu Instagram pessoal. Com quase 12 milhões de seguidores, a atriz tem um alto potencial como influencer. E engana-se quem pensa que só grandes marcas podem contratar alguém para influenciar a decisão de outras.
“Não existe um padrão sobre o tamanho ideal que uma empresa deve ter para trabalhar com influenciadores. Desde que a empresa tenha objetivos de comunicação e marketing bem claros, os influenciadores podem contribuir com essa estratégia e trazer bons resultados para a marca”, afirma Lucas Lanzoni, coordenador de marketing da Squid, plataforma de marketing com digital influencers.
O marketing de influência é um mercado que já movimenta globalmente mais de US$ 1 bilhão, segundo a Mediakix, e vem ganhando peso entre as opções de divulgação de uma marca. O sucesso é tanto que 86% dos profissionais de marketing usaram influencers em estratégias de divulgação em 2017, como apontou a pesquisa The State of Influencer Marketing 2018. Dentre os profissionais entrevistados, 92% disseram que a estratégia de contratar influencers para a divulgação de marcas é efetiva.
Mas será que esse tipo de marketing é oportuno, também, para um pequeno negócio?
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Impulsionando o seu negócio
Como o próprio nome já indica, o influencer é um profissional que tem a capacidade de influenciar outras pessoas por meio das redes sociais e outros canais digitais. Seja por meio de posts no Instagram ou vídeos no Youtube, o influencer é um produtor de conteúdo que não só divulga a sua própria imagem e vida pessoal, mas também produtos e marcas dos quais é embaixador.
“Além de transmitirem uma maior autenticidade e confiança no relacionamento entre marcas e consumidores, os influenciadores têm o papel de humanizar a comunicação das marcas”, diz Lanzoni, da Squid.
Especialistas enxergam o marketing de influência como uma estratégia efetiva para divulgar uma marca. Uma pesquisa do Instituto QualiBest de 2018 mostrou que influencers já são a segunda fonte de informações na hora da compra de um produto. Opção citada por 49% dos respondentes, o influencer só perde para amigos e parentes, preferidos por 57% dos respondentes.
Veja, ao lado, quais são os influencers mais poderosos do momento no Brasil, segundo um ranking de 2019 da Rock Content.